Está chegando a hora, para aqueles mais cautelosos, de pensar nos dividendos pagos por ações que, tradicionalmente, trazem alguma alegria para os investidores. Os resultados começam a aparecer, para o terceiro trimestre, com números animadores.
Alguns papéis são bons pagadores de dividendos, podendo ser relacionados Telesp, as empresas de energia elétrica de um modo geral, Souza Cruz, Eternit, e poucas outras.
Analistas começam a apresentar suas opiniões a respeito e, dentre estas, destaque para o papel da AES Tietê, uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do Brasil, que possui um parque de usinas composto por 10 hidrelétricas, com capacidade instalada de 2,65 mil megawatts (MW), respondendo por cerca de 20% da energia gerada no Estado de São Paulo e de 2% da produção nacional.
Com relação ao exercício de 2008, a empresa pagou dividendos de R$ 1,92 por ação preferencial, quando o preço médio para o período na BOVESPA foi R$ 15,91, apresentando pois um Dividend Yield/ação PN de 12% (nada mau). Há que se ter em mente que a média do Dividend Yeld/ação PN no período 200-2008 é de 11,76%.
Recentemente o Bank of America considerou a política de dividendos da AES Tietê uma das mais interessantes na América Latina. Para os analistas da SLW, depois das quedas verificadas em setembro, atribuidas à realização de lucros, a estimativa é de que os papéis voltem a subir "por conta da perspectiva favorável de distribuição do dividendo referente ao resultado do terceiro trimestre de 2009". Os analistas da corretora TOV lembram que a empresa reagiu de forma interessante à recente crise no mercado financeiro, principalmente porque toda sua energia está negociada até 2016, destacando ainda o "baixo endividamento da empresa, os investimentos apenas em nível de manutenção e o alto poder de geração de caixa, devendo no presente exercício, mais uma vez, distribuir 100% de seu luco sob a forma de dividendos".
A agência de classificação de riscos Fitch, em sua última avaliação sobre a empresa, elevou os ratings de longo prazo e comentou que a AES Titê apresenta forte fluxo de caixa operacional, baixa alavancagem financeira, alta previsibilidade em resultados e forte liquidez.
Então? Nada mau, não lhes parece uma boa opção? Vejam, abaixo, o gráfico da ação no período 02/01/2009 a 15/10/2009 (clique para ampliar e melhor visualização). vejam que depois de formar extenso canal de alta o gráfico apresenta acumulação no período entre 26/06/2009 e 15/10/2009. Dentro desse já prolongado canal de acumulação, destaca-se, recentemente, uma estreita acumulação que se iniciou a 23/09 (período de início da baixa a que se referem os analistas da SLW), já apresentando sinais de rompimento. Aguardemos o dia de hoje para verificar a consolidação, ou não do rompimento.
Sugestões para compras:
- GPS: Navegador GPS Navman F25 Tela 4,3" Touchscreen Conteúdo Guia 4 Rodas.
- Ferramentas: Lavadora de Alta Pressão LV Pro 2600W 220V - Lavor.
- DVD: De Volta para o Futuro - Box de Colecionador- Triplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário